Seguindo as nossas publicações voltadas para os dias mais quentes, hoje nós vamos falar sobre os vinhos perfeitos para acompanhar Sushi. Afinal, o consumo desta culinária sobe muito na primavera e no verão.

Hoje nós queremos tratar do assunto de uma forma bem abrangente, falando sobretudo sobre harmonização. Então, ainda indicaremos alguns rótulos, mas o nosso foco é demonstrar como escolher o vinho certo, sem que isso precise necessariamente uma marca.

Então, fique confortável e aproveite a leitura!

Deixe a aba aberta para ler em seguida: Conheça 8 Vinhos Perfeitos para o Verão

Vinhos perfeitos para acompanhar Sushi: cuidado com alguns ingredientes

Antes de iniciarmos as nossas dicas precisamos avisar que o uso excessivo de alguns ingredientes pode comprometer a harmonização. Veja:

Molho Shoyu

Por ser elaborado com grãos de soja fermentados e possuir um gosto bem salgado, graças ao processo da salmoura, esse ingrediente merece atenção. 

Criado inicialmente como uma forma de conservar os alimentos, o Shoyu merece atenção, pois o excesso de sal pode amargar completamente um vinho. Isso gera uma sensação desagradável na boca que precisa ser observada.

Caso você sinta que o seu vinho está com sabor amargo, diminua o consumo do Shoyu. 

Teriyaki

Indo no sentido oposto ao shoyu, o Teriyaki é o molho doce com textura acentuada. Normalmente acompanha peixes grelhados, como atum e salmão. 

A atenção que devemos dar ao Teriyaki é que o seu excesso pode encobrir o sabor do vinho. Graças à forte intensidade, textura e doçura, o molho é capaz de esconder outros sabores. Então, cuidado no consumo.

Wasabi 

Também chamada de raiz forte, este tempero verde picante interfere na percepção de todos os sabores. Por ter um elemento de alta intensidade sobre as papilas gustativas, é impossível comer Wasabi sem que isso tenha uma grande influência no gosto dos demais alimentos.

O que é um tanto óbvio, afinal, o Wasabi é usado justamente para trazer um tempero extra aos sabores da refeição.

Contudo, você precisa entender que o Wasabi é oferecido em quantidades pequenas por uma razão: ele é capaz de estragar uma refeição. Se consumido em quantidades excessivas suas papilas ficarão sobrecarregadas e todos os outros sabores serão severamente impactados.

Inclusive o gosto dos vinhos. Então, muito cuidado. 

Gengibre

Bem, o gengibre é um ingrediente que realmente joga contra a harmonização dos vinhos. Por ter características tão marcantes quanto o Wasabi. 

Sabor, aromas, picância e acidez são capazes de diminuir a percepção do consumo dos vinhos. Indicamos que você use esse ingrediente com moderação. 

Quais são os tipos de vinhos perfeitos para acompanhar sushi

Muito bem, agora que nós já conversamos sobre estes 4 ingredientes, todos eles realmente marcantes em uma refeição, podemos finalmente falar sobre os vinhos. 

Dentre todos os tipos disponíveis, nós sugerimos que você dê preferência para três:

  • Vinhos Espumantes
  • Vinhos Brancos
  • Vinhos Rosés

Se você faz o tipo que não consegue abrir mão de um bom rótulo de Vinho Tinto, nós também temos algumas dicas para harmonização.

Conheça também: Um Blend de Bordeaux – Pavillon du Glana

Como harmonizar vinhos brancos com sushi

Tenha preferência pelos vinhos brancos leves, porém de acidez elevada. Assim ele será capaz de competir com os sabores intensos presentes na refeição. 

Vinhos das uvas Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Muscadet são vinhos brancos leves com a acidez necessária para encarar os sushis, sashimis e os demais pratos da cozinha japonesa.

Os franceses Chablis e os Vinhos Verdes portugueses também cumprem o papel.

Se você tem preferência por pratos que acompanham molhos e ingredientes picantes ou adocicados, os vinhos brancos aromáticos das uvas Riesling, Torrontés e Gewurztraminer são os mais indicados.

Saiba mais: Mamma Bia – Nossa História

Como harmonizar vinhos Rosés com sushi

Os vinhos Rosés costumam ser um pouco mais estruturados que os vinhos brancos. Também dê preferência para aqueles frescos e ácidos. Esse tipo de vinho é especialmente indicado para harmonização com sashimis e demais elementos feitos com peixes de carne mais escura.

São vinhos poderosos para harmonização com sushis. Lembre-se: nessa refeição, a acidez do vinho sempre tem um papel fundamental para competir com os sabores presentes na mesa. Vinhos ácidos serão sempre os mais indicados.

Como harmonizar Vinhos Espumantes com sushi

Os vinhos espumantes trazem mais estrutura para a bebida. Escolha entre o branco e o rosé, e dê preferência para os tipos secos, como:

  • Brut
  • Extra Brut
  • Brut Nature

Evite os vinhos espumantes mais doces. Caso você deseje ir além, aconselhamos que ouse um pouco e escolha um Champagne ou  então os rótulos italianos como Prosecco e Franciacorta. 

Veja também: Vinícola García Carrión – A Primeira da Europa

Como harmonizar vinhos tintos com sushi

Como nós dissemos ao longo do artigo, os vinhos Brancos e Rosés são os mais indicados para essa alimentação. Entretanto, sabemos que os vinhos tintos possuem um fã clube enorme e há pessoas que não abrem mão da bebida por nada.

Se você realmente deseja fazer a harmonização com vinhos tintos, temos algumas dicas práticas bem interessantes.

Busque um vinho de corpo leve, com acidez bastante pronunciada, como:

  • Pinot Noir
  • Beaujolais

Também aconselhamos que você busque vinhos da uva Gamay. Dê preferência para aqueles que não tiveram passam por barris de carvalho. 

Via de regra: evite vinhos frescos e frutados, ou adocicados. Esses sabores não combinam bem com o paladar exigente de um bom sushi.

Leia em seguida: 5+: Descubra Vinhos Fabulosos de até R$ 50 e como Harmonizá-los

Palavras finais: vinhos para combinar com sushi

O sushi está presente na nossa alimentação e têm grande aceitação nos hábitos brasileiros, porém é uma comida de sabores exóticos. 

Harmonizar vinhos com sushi requer que você preste atenção às intensidades, sobretudo do doce. Afinal, por ser um alimento majoritariamente salgado, com notas intensas, é preferível que a bebida tenha tons mais ácidos e seja capaz de equilibrar os sabores.

Agora você já sabe quais são os vinhos perfeitos para acompanhar uma boa refeição com sushis e pode selecionar aquele seu rótulo favorito. 

Gostou das dicas de hoje? Continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo conselhos, notícias e novidades sobre o universo dos vinhos e da boa gastronomia.

Deseja encontrar os melhores rótulos? Acesse a nossa loja e aproveite as incríveis promoções. 

Agradecemos a leitura, até a próxima.