Nessa época do ano é comum ouvir falar muito de vinho quente ou o famoso quentão, uma bebida típica européia, consumida na época de festas juninas e muito conhecida no sul do país, uma bebida super prestigiada nos dias frios.
Ingredientes
- 1 litro de vinho tinto
- 1 e ½ xícaras de açúcar
- 3 xícaras de chá de água quente
- 2 paus de canela
- 5 cravos da índia
- 2 maçãs cortadas em cubos pequenos
- 1 casca de laranja
Rende 10 porções.
Modo de preparo
Coloque o açúcar em uma panela ao fogo baixo, espere atingir o ponto de caramelo. Em seguida, adicione a água, o vinho, a canela e os cravos. Depois, mexa até os ingredientes incorporarem à mistura e atingirem uma consistência bem homogênea. Por último, coloque as maçãs e a casca de laranja e espere levantar fervura, e então, deixe o fogo aceso por mais 5 minutos. Tampe a panela durante o cozimento para não perder o teor alcoólico. Pronto, é só servir bem quente!
Qual vinho escolher?
Para fazer o vinho quente não é necessário investir num tinto elaborado e nem em uma uva específica. Isso porque, quando aquecido a uma determinada temperatura, o álcool evapora e leva consigo as principais qualidades do vinho.
A única recomendação a ser feita é que o vinho precisa ter a classificação “vinho fino tinto seco”. O vinho seco obrigatoriamente foi 100% fermentado e feito com uvas viníferas. Já o vinho suave, teve sua fermentação interrompida e adição de açúcar.
Algumas dicas de vinhos secos com bom custo benefício para fazer essa bebida:
Como servir o vinho quente
O ideal é servi-lo quente, logo após a fervura, você pode usar canecas de cerâmica, taças de vidro de cappuccino ou canecas de alumínio para servir o seu vinho quente. Para dar uma incrementada, pode ser colocado uma canela em pau para mexer o vinho ou uma fruta na borda do recipiente.