Sommelier: profissional extremamente importante em estabelecimentos que trabalham com vinhos. Ele é responsável pela qualidade, pela escolha, pela compra, pelo armazenamento e pela prova do vinho.

Ah, e também pela criação de uma boa carta de vinhos, no caso dos restaurantes. Além de saber ler e interpretar termos técnicos, o sommelier deve fazer boas recomendações aos clientes, criando propostas de harmonização com os pratos para garantir uma boa experiência.

O que é um Sommelier?

Dois sommeliers degustando vinho

A palavra “sommelier” tem origem francesa. A partir do século 18, passou a ser chamado dessa forma aqueles que traziam e provavam os vinhos. Foi nessa época que começou a crescer a gastronomia, além dos restaurantes em Paris. Curiosamente, antes disso, “sommelier” era uma expressão usada para os carroceiros dos castelos que traziam diversos produtos para os reis e os nobres.

Garrafas de vinho

Enquanto o sommelier garante que os melhores vinhos cheguem ao consumidor, o enólogo cuida de toda a produção do vinho, dominando todas as técnicas, como a análise do solo, a escolha das uvas, a fermentação adequada e o método de colheita, por exemplo. São profissionais formados, em sua maioria, em agronomia, e especializados na produção de vinho. Ainda há alguns centros de ensino superior que oferecem o curso específico de bacharel em Enologia, como a Universidade Federal do Pampa, no Rio Grande do Sul.

Mesmo sendo responsável por tantas tarefas importantes no dia a dia dos estabelecimentos, a profissão do sommelier já foi muito desvalorizada. Foi em 2011, finalmente, que a Lei 12.467 regulamentou a profissão.

Importância desses profissionais

Degustação de vinhos

Manter-se atualizado é muito importante para ambos os profissionais. Hoje em dia, diversas instituições oferecem cursos profissionalizantes para o sommelier ou aspirante à profissão. É importante, além da escolha de um lugar sério e bem avaliado, ser alguém que está sempre disposto a aprender, já que o mundo dos vinhos tem sempre novidades. Especializar-se garante boa posição no mercado e, principalmente, melhor serviço ofertado. Noções de administração, boa organização e comunicação com o público são cruciais para o bom sommelier – ainda mais hoje, que só cresce o número de interessados em saber mais, por puro prazer.

Para nós que adoramos vinho, o sommelier é alguém que só vai ajudar na escolha de um bom rótulo, transformando o conhecimento técnico e específico que adquiriu em anos de estudo em sabores fáceis de identificar e saborear. Portanto, antes de se intimidar com a palavra sommelier, saiba que esse profissional existe para aumentar o time de apaixonados por essa bebida maravilhosa, que não pode faltar em nossa rotina. Sem frescuras.

Esperamos que nossas dicas de harmonização de vinhos tenham lhe dado ótimas ideias para que você tenha experiências únicas. O melhor e o mais importante da harmonização experimentar e descobrir o que mais te agrada. Bebidas e alimentos somente são descobertos se praticarmos bastante, na prática.

Gostou dessas dicas? Já se sente pronto para começar a experimentar e harmonizar vinhos para parte do seu cotidiano? Então, não perca tempo! Acesse nosso site e acesse nosso blog confira e escolha o vinho que você harmonizará com as suas refeições. Agradecemos a leitura e contamos com a sua presença nas próximas postagens! Até a próxima!