Como é comum entre os amantes de um bom vinho, é quase impossível que você também nunca tenha sentido aquela baita enxaqueca no dia seguinte após beber um pouquinho mais que o devido, não é mesmo?  

Para a maioria das pessoas, a enxaqueca pós vinho acontece simplesmente pelo baixo consumo de água entre uma taça e outra, sendo assim, basta tomar cuidado e se manter atento em relação à sua hidratação.

Acontece que, infelizmente, nem todas as pessoas sentem enxaqueca relacionada ao vinho simplesmente pela falta de consumo de água ou ainda, por beber vinho demais. Existem diversos relatos de quem sofre com dores de cabeça mesmo ingerindo pouca bebida.

Leia também: Um ‘cálice dos sonhos’: o fascinante universo das uvas e o ciclo do sono

Neste conteúdo iremos falar a respeito disso, quais os principais motivos para uma enxaqueca ao consumir vinhos e o que fazer para evitá-las.

Quais os principais responsáveis pelas enxaquecas do vinho?

Basicamente, quando o consumo do vinho não é exagerado e também não está associado a falta de hidratação adequada, existem 3 outros possíveis responsáveis pelas dores de cabeça do dia seguinte, são eles: 

01 –  Açúcar

O açúcar muitas das vezes é o grande culpado pelas enxaquecas, afinal, tanto na ingestão de doces como na de álcool, o corpo se utiliza de muito mais líquido para administrar as substâncias ingeridas, e a falta de hidratação, neste caso, gera o ressecamento do cérebro, que por consequência, traz as enxaquecas. 

Sendo assim, não é muito recomendado comer sobremesas tão doces no dia em que estiver bebendo vinho, porém, se a combinação for acontecer, a quantidade de água ingerida deve ser mais alta que o comum, afinal, tanto o vinho como o açúcar geram ressecamento. 

Aqui, uma dica bastante importante é evitar vinhos suaves ou ainda, os que recebem uma adição de açúcares durante a fermentação, geralmente com o objetivo de elevar o seu teor alcoólico. 

Leia também: Chocolate e vinho: um casamento de emoções

02 – Taninos

Os taninos são substâncias orgânicas naturais que estão presentes nas cascas de todas as uvas utilizadas para fabricação de vinhos, sendo que em algumas delas, estas substâncias estão mais presentes que em outras. 

Uma forma de identificar a presença dos taninos em um vinho, é observar o efeito de ressecamento na boca, que é uma característica bem marcante desta substância. 

Entretanto, para a maioria das pessoas, os taninos não são um problema e muito menos responsáveis por enxaquecas, porém, se o consumo de vinhos como Malbec ou Cabernet Sauvignon costuma te dar mais dores de cabeça do que outras uvas, isso pode ser um sinal de intolerância a taninos. 

Para as pessoas mais suscetíveis a taninos, uma boa alternativa é investir nos vinhos que são produzidos com uvas menos tânicas, como por exemplo, Pinot Noir e Gamay, que entregam vinhos com uma estrutura leve e delicada. 

03 – Histaminas

Por último, as histaminas são substâncias que o organismo libera em casos de reações alérgicas, seu principal efeito colateral são as enxaquecas e, infelizmente, para algumas pessoas, os vinhos tintos podem fazer o corpo liberar altas doses desta substância. 

Mas calma! Se este for o seu problema, basta ingerir um bloqueador de histamina momentos antes da sua primeira taça de vinho. 

Dicas extras: 

1 – Evite o exagero

Como já dissemos, na maioria dos casos a dor de cabeça é simplesmente exagero ou falta de hidratação, sendo assim, não se esqueça de tomar água e de beber com moderação! 

2. Aposte nas aspirinas antes de começar a beber.

Se você já tentou todas as nossas dicas, pode apostar em medicamentos mais leves como a aspirina, ibuprofeno ou paracetamol. 

Neste caso, basta ingerir a dose recomendada da medicação momentos antes de beber a primeira taça. 

Fique atento!

Se infelizmente nenhuma das alternativas te ajuda, preste atenção no seu histórico de enxaquecas e não deixe de procurar acompanhamento médico especializado, existem atualmente, diversos tratamentos alternativos para quem sofre com crises de enxaqueca.

Além disso, não deixe de aproveitar as promoções e novidades da Lovino!