Ter um ótimo acompanhamentos para o seu vinho deixa tudo ainda mais gostoso para apreciar ele em um momento de descanso e tranquilidade.

Com a chegada do inverno cada vez mais próxima, a vontade de tomar um bom vinho acompanhado de um saboroso prato só aumenta. E reunir a família ou os amigos próximos para esse programa é ainda mais prazeroso.

Harmonizar vinhos com alimentos pode parecer tarefa árdua e complicada, mas com algumas dicas de combinações, chegar a um resultado delicioso é muito mais fácil.

Acompanhamentos para o seu vinho

acompanhamentos para o seu vinho

Em primeiro lugar, saiba que escolher o vinho apenas pela cor não é suficiente para harmonizar com sucesso. Branco, rosé ou tinto, saber distinguir um vinho leve de um encorpado é essencial. Além disso, você deve levar em conta o tipo de alimento e também os temperos.

Numa reunião em casa, uma boa sugestão é preparar entradinhas e petiscos para comer ao longo do encontro. A combinação tradicional de queijos e vinhos não tem erro. Caso queira variar, escolha diferentes vinhos para harmonizar com os diferentes queijos. Por exemplo: queijo brie e queijo gouda ficam ótimos com vinho tinto leve Pinot Noir, e podem acompanhar uma deliciosa geleia de damasco. Caso opte por queijos frescos como a mozzarella de búfala, ricota e queijo coalho, um vinho branco suave Chardonnay é excelente pedida.

Alguns embutidos podem completar essa tábua de frios, como o presunto de parma, o salame e a linguiça artesanal. Nesse caso, vinhos tintos como o Merlot e o Cabernet combinam bem.

Outros tipos de petiscos podem ser servidos, como aqueles feitos com peixes e frutos do mar. Bolinho de bacalhau, isca de pescada branca ou ceviche de tilápia vão super bem com um vinho branco fresco e aromático, como o Chardonnay. Casquinha de siri é uma opção diferente e muito apetitosa, combina bastante com vinho branco Sauvignon Blanc.

acompanhamentos para o seu vinho

Uma alternativa deliciosa e tradicional são os petiscos “de bar”, como bolinhos de carne, anéis de cebola, polenta, frango a passarinho e muito mais. Como esses alimentos contêm mais gordura, a bebida ideal é o espumante, escolha um de acidez acentuada e frescor, como o Brut.

Por fim, uma sobremesa não pode faltar. Caso o doce escolhido tenha cacau e conte com uma doçura mais pronunciada, a melhor opção são os vinhos fortificados, como o vinho do porto, uma bebida licorosa, servida em pequenas quantidades. Caso a sobremesa seja feita com uma bela geleia de amora, por exemplo, opte por um espumante Moscatel rosé.

Fale a verdade: agora sim o inverno pode chegar, não é mesmo?