Rosés e Brancos são destaques para os meses de calor
A Lovino está entre uma das maiores importadoras de vinhos Europeus da América Latina, especialmente falando sobre os rótulos franceses, um país responsável pelos sabores que são conceituados em todo o mundo.
No Brasil, temos um grande afluxo de vinhos originários dos países da América do Sul, em especial aqueles vindos de Mendoza, na Argentina; e Vale Del Maipo, no Chile.
Entretanto, graças ao esforço de muitas empresas, também temos a oportunidade de provar sabores centenários, oriundos de regiões Européias com forte tradição na produção de vinhos: e o país mais marcante sem dúvida é a França.
Os Vinhos Franceses seguem por um grande leque de opções e diferenças, de acordo com cada região.
As principais regiões produtoras de vinhos franceses
A França conta com mais de 15 regiões vinícolas em todo o seu território. Vale ressaltar que lá a bebida é consumida diariamente como um acompanhamento para a maior parte das refeições.
Essa obsessão pelo vinho transformou o país em uma verdadeira produtora de obras primas. Dos 10 rótulos mais caros do mundo em 2018, 9 eram franceses. Essa façanha se repetiu em 2019, e em 2020.
Por qual razão os rótulos são tão cobiçados? Simples. Lá estão as regiões de Bordeaux, Loire e Borgonha, a tríade mais famosa dos vinhos Europeus. Além de tudo, o cuidado excessivo com os terroirs traz uma alta variedade de uvas.
As principais regiões vinícolas do país, são (em seus nomes oficiais):
- Alsace;
- Beaujolais;
- Bordeaux;
- Bourgogne;
- Champagne;
- Charentes;
- Corse;
- Jura;
- Languedoc;
- Provence;
- Roussillon;
- Savoie;
- Sud-Ouest;
- Val de Loire;
- Vallée du Rhône.
Cada uma dessas regiões contém um terroir específico (ou mais de um) capaz de gerar cultivos incríveis para as principais variedades de uvas.
Destaque para Vinhos Brancos e Rosés nos tempos quentes
Se os vinhos mais robustos fazem sucesso no inverno e em dias frios – Bordeaux, e vinhos secos com taninos bem fechados – os Brancos e Rosés são a melhor opção para os dias quentes.
Dica de degustação: Vinho Jacques Dunay Crozes-Hermitage
Os vinhos elaborados a partir da uva Syrah nativa são considerados os melhores rótulos Syrah do mundo, graças a sua elegância e ao caráter picante que exprime no paladar. O Jacques Dunay Crozes-Hermitage, em especial, se mostra um vinho rico, equilibrado e concentrado.
Vinhos rosés franceses são conhecidos pelo sabor refrescante, pelos tons de frutas, de boca leve e fácil degustação. São bebidas que podem acompanhar todas as refeições, sem que interfiram no sabor, ao mesmo tempo que trazem leveza e bem-estar para a ocasião.
Dica de degustação: Vinho Elixir Cotes de Provence
Para celebrar o vinho francês rose e a melhor arte de viver na Provence, você precisa experimentar o Elixir. Este vinho é produzido para atender totalmente as expectativas dos consumidores em relação ao vinho rose da Provence e oferece um momento único de prazer: gastronômico, fresco e frutado. É marcado por aromas intensos de lichia e manga, na boca muito fresco e equilibrado.
Já os vinhos brancos franceses estão entre as bebidas mais delicadas e sofisticadas, sem que isso implique em elevação no preço final do consumidor. Por um custo/benefício muito atraente é possível adquirir uma bebida de extremo bom gosto, que será uma excelente acompanhante para as refeições mais saborosas.
Dica de degustação: Vinho Chardonnay Vin de France Dufouleur Pere & Fils
Da renomada Dufouleur Père & Fils, este Chardonnay apresenta um bom corpo, com aroma de abacaxi maduro e carambola. Ideal para dias de muito calor.
As vantagens do terroir Francês
Os vinhos franceses são os mais complexos por uma razão: seu terroir. Na realidade, a junção de todos eles. A soma do clima frio, a exposição solar ideal, os níveis perfeitos de umidade e o controle mineral do solo contribuem significativamente para o desenvolvimento das videiras. É por essa razão que lá estão as mais fantásticas Aligoté, Chardonnay e Pinot Noir.
Provar os vinhos franceses é como provar a origem dos melhores sabores
Sim, existem inúmeras escolas vinícolas fantásticas. O Wine Country Americano, com seus sabores vigorosos, a acidez característica dos ótimos Argentinos, a beleza simples dos vinhos Chilenos, o poder marcante de um verdadeiro vinho do Porto ou o pragmatismo direto dos sabores Italianos. Contudo, os rótulos Franceses seguem aos mais restritos patamares de excelência. Há na França um status de elevar a produção vinícola ao patamar da mais fina arte.
Por essa razão os vinhos franceses estão entre os mais apreciados em todo o mundo. E é um prazer para a Lovino estar entre as maiores importadores destes sabores.
Escolha entre a nossa seleção de Brancos e Rosés e testemunhe por si a qualidade impressionante destas bebidas.