Dia dos Namorados: em tempos de pandemia, criar novos programas junto com seu amor é bastante importante. Com as dicas certas, apostar no tradicional pode ser uma ótima escolha. Por exemplo, um jantar romântico preparado com amor e carinho.

Pensando no nosso cenário atual, com esse quadro de restrição causado pela pandemia, muitas pessoas passaram a se interessar em cozinhar em casa. Parte daquilo que investiam em restaurantes, passaram a promover experiências em suas casas. Neste dia dos namorados, que tal montar um clima especial e transformar essa experiência bacana para ambos. Dessa forma, abordaremos a criação de um jantar maravilhoso em casa. Afinal, não há nada mais romântico que um jantar feito pelos nossos amados (as), certo? Então vamos lá!

Primeiros Passos

Taça de vinho com queijo e uvas

Antes de partir para o jantar propriamente dito, a decoração e a climatização do ambiente são imprescindíveis. Tente criar um clima intimista e aconchegante, dando atenção aos detalhes, porque são eles que proporcionam essas sensações.

A primeira escolha deve ser o local do jantar. Optar por uma mesa pequena garante a intimidade. A sala de jantar é a opção mais tradicional, mas a mesa de centro da sala também pode ser interessante, para um clima mais descontraído.

Os detalhes no “cenário” são importantes também, por isso invista em luz baixa, abajures, velas e pisca-piscas com fotos do casal. Pensando ainda no aspecto visual, decore com flores, arranjos, porta copos, guardanapos de pano, louça e copos delicados. Para dar o toque final, espalhe pétalas de rosa na mesa, escolha uma toalha de mesa elegante etc.

Criando o Clima Perfeito

Casal comemorando o dia dos namorados

Para estimular o olfato, pense no aroma que deseja para o ambiente, de preferência leve e delicado; velas aromáticas cumprem bem esse papel, além de serem muito românticas. Já para escutar, monte uma playlist para a noite especial com os artistas favoritos de vocês dois.

Por fim, vamos falar do jantar. Uma ideia incrível é servir um “menu completo”: com entrada, prato principal e sobremesa, harmonizando com excelentes vinhos. Veja nossas opções!

Jantar do dia dos namorados

Jantar do dia dos namorados

Entrada: carpaccio de linguado com molho ponzu – tempo de preparo: 35 minutos (ou, para os vegetarianos, uma boa salada com molho vinagrete – tempo de preparo 10 minutos) e vinho branco Sauvignon Blanc.

Prato Principal: risoto de açafrão da terra e filet mignon – Tempo de preparo: 30 minutos (ou nhoque de mandioquinha com molho pomodoro, para vegetarianos – Tempo de preparo: 50 minutos) e vinho tinto Cabernet Sauvignon.

Sobremesa: cheesecake com geléia de frutas vermelhas – Tempo de preparo 1h20 – Espumante Moscatel Rosé.

Prepare com antecedência cada um dos pratos, finalize na hora do jantar e providencie os vinhos de acordo com o cardápio escolhido. Lembre-se, vinhos leves combinam com pratos leves, vinhos mais frescos, com alimentos mais ácidos, e vinhos tintos mais marcantes, com pratos mais gordurosos. A harmonização é uma ciência complexa, mas pode ser feita de forma simples com uma boa pesquisa para melhorar ainda mais o seu jantar romântico. Ou deixe que cuidemos disso para você. Com nossas dicas de vinhos, você terá o jantar mais romântico dos últimos tempos.

Esperamos que nossas dicas de harmonização de vinhos para o dia dos namorados tenham lhe dado ótimas ideias para que você tenha experiências únicas. O melhor e o mais importante da harmonização experimentar e descobrir o que mais agrada você e seu companheiro(a). Bebidas e alimentos somente são descobertos se praticarmos bastante, na prática.

Gostou dessas dicas? Já se sente pronto para começar a experimentar e harmonizar vinhos para parte do seu cotidiano? Então, não perca tempo! Acesse nosso site e confira e escolha o vinho que você harmonizará com as suas refeições. Agradecemos a leitura e desejamos a todos um Feliz Dia dos Namorados e até a próxima!