As Uva Syrah, que comumente também é chamada de Shiraz, é um tipo de uva muito cultivado na França, e embora ela seja conhecida por estes dois nomes diferentes, eles não são exatamente a mesma uva, afinal, Shiraz é o nome dado para a Uva Syrah quando cultivada na Austrália. Ou ainda, quando a casta é oriunda da Austrália, ou quando o vinho produzido segue as características australiana.

Vale ressaltar também, que com a mudança do país de cultivo da uva, a Uva Syrah e Shiraz alcançam sabores completamente diferentes no vinho final. 

Quer saber mais a respeito dessa uva tão famosa? Fica com a gente e confere este conteúdo, vamos abordar tudo a respeito da Uva Syrah!

História

De maneira consensual entre os estudiosos e sommeliers, a Uva Syrah é conhecida por ser uma das castas mais antigas da história, existindo relatos do seu cultivo a vários séculos atrás, entretanto, foi apenas nos últimos anos da vinicultura que as Uvas Syrah começaram a ser amplamente produzidas e cultivadas com o intuito da produção de vinhos. 

O país pioneiro no cultivo da Uva Syrah foi a França, porém, devido a sua qualidade, sabor e características, esta uva é atualmente produzida até pelos países com pouca história no cultivo de vinho, como é o caso dos Estados Unidos e da China. 

Porquê a Uva Syrah é tão famosa?

A Uva Syrah é uma casta de uva extremamente adaptável, sendo bem vinda em regiões de diferentes condições climáticas, terrenos e altitudes. E é por conta dessa capacidade de adaptação que as Uvas Syrah foram cada vez mais se tornando as queridinhas das produções vinícolas, entregando sempre bons vinhos mesmo em condições de colheita em regiões bastante quentes ou com temperaturas mais baixas. 

Lovino, bebida para ser vivida

Onde surgiu a Uva Syrah

Embora existam muitas especulações a respeito da origem das Uvas Syrah, uma das teorias mais comuns é de que talvez elas tenham surgido no antigo Egito, chegando na Europa através da região de Sicília. 

Existe também uma segunda ideia bem difundida na França, de que as Uvas Syrah foram trazidas para o país por São Patrício, que teria plantado as primeiras mudas da uva no território francês. 

Entretanto, a origem mais embasada para a Uva Syrah é de que esta casta de uvas é originária da França mesmo, provinda de outras espécies que eram cultivadas anteriormente no país, como por exemplo, a uva Mondeuse Blanche. 

Infelizmente, a única certeza que temos a respeito da origem da Uva Syrah é de que apenas no sul da França existem as condições perfeitas para que a Syrah alcance todas a sua beleza, notas e sabores. 

Leia também: Vinho Luccarelli: o Sabor Único e Secreto – Resultante do Mar, Sol e Paixão dos Italianos

Além da França, onde mais a Uva Syrah é cultivada?

Embora ela seja uma uva tipicamente francesa, como já dissemos no início deste conteúdo, a Uva Syrah pode ser encontrada em diversos outros países, sendo que por suas características físicas, elas podem ser produzidas nas mais diversas regiões do mundo. 

Depois da França, o segundo maior produtor das uvas Syrah são os australianos, onde o cultivo da fruta já vem sendo explorado desde meados de 1850. 

Entretanto, por conta das condições geográficas australianas, a uva Syrah, quando produzida na Austrália, é chamada de Shiraz, ou ainda, Hermitage. Essa mudança de nome ocorre porque o produto final produzido com a uva australiana é completamente diferente da francesa. 

Outros países que também se aventuram no cultivo das Uvas Syrah são Argentina, Estados Unidos, Itália, Chile, Portugal e Espanha. 

Existe Uva Syrah Brasileira? 

É claro que em algum momento esta dúvida surgiria, afinal, como a Uva Syrah é bem adaptável e amplamente produzida no mundo todo, seria justo cultivarmos ela aqui no Brasil também, não é mesmo? 

A resposta é sim! O Brasil não fica de fora da produção das Uvas Syrah, produzindo exemplares muito bons em diversos estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Vale do São Francisco e São Paulo. 

Principais características das Uvas Syrah

Entre as várias característica das Uvas Syrah, uma das mais marcantes desta fruta é a sua casca, que além de bem espessa, o que lhe dá a capacidade de resistir a diversos ambientes e fungos, é rica em matéria corante,  que faz com que sua aparência seja bem escura, quase negra. 

Esta casta de uva é responsável por vinhos bem escuros e intensos, outra característica física da Syrah é seu cacho de tamanho médio, com bagos pequenos. 

Por conta da facilidade de seu cultivo, muitos produtores acabam cultivando muitas uvas por hectare, o que infelizmente afeta diretamente a qualidade das frutas. 

Características sensoriais

Quanto aos aspectos sensoriais das Uvas Syrah, embora os seus aromas e sabores possam mudar bastante a depender da terra e das demais condições climáticas onde é cultivada, geralmente elas apresentam uma coloração bem escura e sabores intensos. 

Já os aromas de um vinho Syrah são de frutas vermelhas, violeta, azeitonas pretas e pimentas. 

Sugestão de rótulos

Conforme explicamos anteriormente, a Uva Syrah se espalhou por diversos países e regiões e cada uma delas carrega alguns traços e peculiaridades da região, confira alguns vinhos produzidos com as Uvas Syrah: 

La Mascota Shiraz

La Mascota Shiraz

La Mascota Shiraz apresenta uma cor preta escura com grande intensidade e concentração. Poderoso paladar de chocolate amargo, ameixas e alcaçuz, complementado com delicado dicas picantes. Rótulo ideal para combinar com pratos de carnes vermelhas, comida picante e queijos duros, vale experimentar!

Flora Red Blend

Flora Red Blend

Flora é um blend composto pelas uvas Syrah, Carménère e Cabernet Sauvignon. Para quem procura um vinho 100% orgânico de qualidade superior, esse rótulo vai superar suas expectativas. O Flora Red Blend entrega aromas de frutas vermelhas recém colhidas, notas florais e um toque de especiarias. Em boca é muito harmonioso, com taninos finos e um leve frescor. Perfeito para quem busca um vinho orgânico leve, frutado e equilibrado.

Mas, o que é um vinho orgânico?

Vinhos certificados como orgânicos são aqueles que não utilizam em sua produção nenhum tipo de agrotóxicos ou outros defensivos agrícolas, como pesticidas, fungicidas, fertilizantes, entre outros, ou seja, não contem aditivos sintéticos.

Cremaschi Furlotti Gran Reserva

Cremaschi Furlotti Gran Reserva

Um vinho único, complexo e muito bem equilibrado. Essas são as características que você irá encontrar no Syrah. Elaborado com primor pela tradicional vinícola chilena Cremaschi Furlotti. Em boca esse vinhos apresenta frutas vermelhas, um toque de especiarias, tem um corpo médio com taninos finos e com um final fresco e equilibrado. Combina com carnes assadas e queijos.

Dicas de harmonização

Devido ao seu sabor intenso e suas notas complexas, um vinho Syrah sempre é uma ótima opção para harmonizar com pratos de ingredientes fortes. 

Alguns exemplos de pratos que harmonizam muito bem com vinhos Syrah são os compostos por carnes bovinas, carnes de porco, queijos amarelos e escuros, e aves.

Além disso, outro fato importante na harmonização são os temperos, aposte em pratos com alho, mostarda, pimentas e ervas. 

Já para sobremesas, invista sem medo nas sobremesas de chocolates amargos. 

Confira toda a linha de vinhos da uva Syrah em nosso site, e também aproveite as promoções semanais.