Atividade que ganhou força nos últimos anos, o fondue já virou um hábito para os dias frios. Mas, você já se perguntou quais são as melhores combinações? Então aprenda conosco.

Ele começou engatinhando, poucas pessoas o conheciam. Alguns sentiam vergonha de pronunciar o nome, outros não sabiam direito como preparar, mas o tempo passou e o fondue virou uma presença certa nas mesas brasileiras, sobretudo no inverno.

Mas, como todos sabem, um ótimo fondue não se faz apenas escolhendo os queijos (carnes, etc.), é preciso harmonizar os vinhos. Pois  bem, hoje nós vamos conversar sobre 12 vinhos para acompanhar fondue. E dar dicas sobre combinações infalíveis. Boa leitura e bom apetite!

Combine os vinhos robustos com carne

Embora o prato clássico de fondue seja feito com queijos, é evidente que a prática também sofreu algumas transformações. É muito comum fazermos fondue com carnes – seja de frango, carne suína ou bovina. Então lembre-se: para as carnes prefira os vinhos tintos e robustos.

Um Merlot sempre será uma boa pedida. Assim como os vinhos feitos com a uva Primitivo. Em geral, os italianos dessas uvas funcionam perfeitamente com todas as carnes. É preciso salientar que a intenção do vinho não é “roubar” o sabor dos alimentados, e sim acentua-los.

Sempre combine os chocolates e frutas com os doces

É preciso deixar claro que existe um desafio em combinar vinho com chocolate. Embora os dois itens pareçam tão amigos, fazer uma combinação precisa exige algum conhecimento técnico.

Para não ficarmos presos em especificações, vamos citar algumas escolhas seguras. Sempre que for escolher um fondue de chocolate, acompanhado de frutas, harmonize ele com os vinhos doces e frutados.

A melhores escolhas seriam os vinhos do porto. Caso queria explorar outros sabores, uma ótima alternativa seriam os blends, ou seja, os vinhos feitos a partir de duas uvas. Para o caso de escolher um blend, dê preferência às uvas mais doces. Um ponto importante é escolher chocolates com alto teor de cacau (acima de 60%).

Cada queijo merece o seu vinho

Fondue e Vinho

E agora nós vamos ao assunto principal, os queijos. Para encontrarmos a combinação ideal entre queijos e vinhos, primeiro é preciso decidir qual é o tipo de experiência que você e os seus convidados estarão procurando.

As combinações clássicas são feitas com vinhos brancos e leves, um Chardonnay é excelente para o caso. Também é possível fazer combinações com vinhos um pouco mais secos, a dica é usar os vinhos da uva Sauvignon Blanc.

Para quem não fica sem um vinho tinto, dê preferência aos vinhos mais suaves, sendo os Pinot Noir a escolha mais assertiva.

Harmonização Fondue e Vinhos

Não existe segredo. Com essa lista simples de vinhos será possível acompanhar com sucesso todos os tipos de fondue. Assim as noites frias poderão ser de boas conversas e ótimos momentos com as pessoas queridas.

Se ficou com dúvidas ou gostaria de obter informações, não deixe de entrar em contato conosco. Estamos sempre disponíveis para conversar e trocar experiências. Siga as nossas redes sociais e compartilhe com os seus amigos. Estamos sempre trazendo novidades e informações relevantes sobre o mundo dos vinhos.

Resumo de vinhos para acompanhar fondue:

  • Fondues de carnes: prefira os vinhos tintos e robustos.
  • Fondues de chocolates, frutas e marshmallow: prefira vinhos doces e frutados.
  • Fondues de queijo: prefira vinhos brancos e leves, como o Chardonnay, ou ainda, para quem não abre mão de um tinto, a escolha mais assertiva é um vinho suave, como o Pinot Noir.