Muitas pessoas tem dúvidas do que seria o famoso Lambrusco, muitos acham que trata-se um vinho de pouca qualidade, o que é um grande equivoco. Neste artigo vamos explicar sobre esse a origem desse vinho, como escolher um bom rótulo e como harmonizá-lo.

O que é o Lambrusco

Originário da região de Emilia Romagna, cuja capital é Bolonha (famosa por sua gastronomia), Lambrusco é um vinho de estilo jovem e de consumo rápido, sendo um dos mais antigos da Itália, com mais de mil anos de história. Estima-se que os etruscos já cultivavam a uva vinífera da qual é feita a bebida antes mesmo do desenvolvimento da civilização romana.

Lambrusco é um vinho de qualidade

Engana-se quem acredita que o Lambrusco é um vinho de pouca qualidade. Embora não se trate de um rótulo que nasça de uma cepa vigorosa, esta é muito resistente às diversidades climáticas, o que favorece a produção de uma bebida com pouco teor de açúcar, leve, com acidez destacada, além de um forte aroma de frutas vermelhas. Ou seja, possui qualidades que vão além do que se espera durante a degustação.

Lambrusco caiu no gosto popular no final dos anos de 1970, quando passou a ser importando para os Estados Unidos. De lá pra cá ganhou o mundo e o gosto dos apreciadores de vinho, inclusive por ser uma bebida de baixo custo, se comparado com vinhos envelhecidos.

Lambrusco é frisante

Muitos acham que por conta da presença do gás na bebida, ela seja do tipo espumante, o que não procede. No entanto, vale destacar que nem todo frisante é Lambrusco. O vinho frisante é um produto com pouco gás carbônico, que é produzido naturalmente do processo de fermentação da uva, tendo praticamente a metade do gás carbônico encontrado nos espumantes. O frisante fermenta somente uma vez e é a partir dessa única fermentação que é produzido o gás carbônico. Além disso, são produzidos na Itália. Todos os demais de outras regiões são classificados ora como espumantes, ora como champagnes.

Classificação

A classificação dos Lambruscos é feita de acordo com o teor de açúcar presente na bebida. Eles podem ser Secco, Semisecco, Amabile ou Doce. Assim, a escolha por um desses vai depender, basicamente, do gosto do apreciador.

Harmonização

Lambrusco é originário de uma região italiana famosa por sua gastronomia. Emilia Romagna é berço de produtos famosos como queijo parmegiano, presunto parma, além de pratos como a famosa lasanha. Além disso, é referência na produção de molhos vermelhos como o bolonhesa. Ainda neste contexto, tem uma grande protagonista: as massas frescas.

Logo, dá para imaginar que o Lambrusco harmoniza muito bem com todos os tipos de massas e combinada com os molhos vermelhos. Ele combina muito bem inclusive com salada de frutas, neste caso, opte pelo Lambrusco Doce.

Massa Fresca

Entende agora o que é o famoso Lambrusco?! Uma bebida jovem, fresca, sem envelhecimento, com baixo teor de açúcar e que harmoniza muito bem com diferentes pratos. E para degustar um Lambrusco de qualidade, não caia na armadilha de comprar o mais barato, pois, provavelmente, ele não será frisante.

Algumas indicações do Empório Festval:

Vinho Giacondi Lambrusco Rosso
Podere Ca Bianca Secco

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *