Essa é uma pergunta que nos fazemos sempre que vamos receber uma visita em casa ou no momento de levar uma garrafa de vinho para um jantar fora. Mas e aí, quantas pessoas uma garrafa de vinho serve?

Existe uma dose de taça de vinho padrão, geralmente utilizada em restaurantes e vinícolas, que é de 150ml, no caso de taças de 450 a 500ml, que são as mais comuns do mercado. Uma garrafa de vinho geralmente têm 750ml, padrão mundialmente adotado. Sendo assim, a conta é fácil, uma garrafa de vinho servirá uma dose para 5 pessoas.

Quantas Pessoas uma Garrafa de Vinho Serve?

Para não errar, o ideal é sempre servir 1/3 da taça.

Quantas Pessoas uma Garrafa de Vinho Serve?

No caso das taças de espumante, de 180 a 200ml, a proporção servida na taça muda, o ideal é servir 2/3 da taça, ou seja, em torno de 100ml. Sendo assim, uma garrafa de espumante servirá aproximadamente uma dose para 7 pessoas.

Mas dificilmente uma pessoa irá tomar apenas uma dose de vinho na noite, por isso, trouxemos alguns exemplos para lhe ajudar nos cálculos e não deixar ninguém sem vinho!

Consumo Médio para o Vinho de Entrada

No vinho de entrada, antes do jantar, é comum que cada pessoa tome uma dose de vinho. Dependendo do tempo de espera para o jantar, essa quantia poderá aumentar.

Consumo Médio para o Jantar

Em média, uma pessoa toma 3 doses de vinho no jantar, ou seja, 3/5 da garrafa.

Então no caso de um jantar, onde você receberá mais pessoas, faça o seguinte cálculo: número de pessoas x 450 / 750 = número ideal de garrafas.

Dica: tenha sempre uma garrafa à mais, a conversa pode fluir e a noite ficar mais longa, é melhor sobrar do que deixar os convidados com sede!

Para vinhos brancos no verão, aumente a dose para 4 taças. Ah, e quanto mais salgado o prato, mais vinho!

Consumo Médio para o Vinho de Sobremesa

Em média, cada pessoa consumirá ao menos uma dose de vinho, mas caso sirva espumante, dobre a dose.

Essas medidas trazidas aqui neste artigo são apenas médias para auxiliar, tudo dependo dos convidados, da comida, do clima e da intimidade das pessoas. Quanto mais íntimas, mais tempo ficarão no jantar ou festa, quanto mais jovens, mais consumirão, e claro, quanto mais animado estiver, mais vinho por favor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *