O vinho chileno Santa Ema Gran Reserva Merlot faz parte da linha de vinhos mais tradicional e conhecido da vinícola Santa Ema. Com mais de 5 prêmios, sua harmonia perfeita é obtida através de um delicado armazenamento em barris, junto à complexidade adquirida durante seu envelhecimento em garrafa. Com certeza é um rótulo que evoca recordações e experiências únicas e merece seu devido reconhecimento.

Santa Ema está presente nas melhores terras do Vale Central do Chile: Maipo Alto, Maipo Médio e Maipo Costa. Cada Terroir confere características únicas ao vinho.

Maipo Alto está localizado ao pé dos Andes, desde a Quebrada de Macul, em Santiago, às margens do Rio Maipo. Ali as temperaturas são mais amenas na época de maturação, o que requer atenção para que cepas de ciclo tardio cheguem ao seu ponto ideal, podendo, por outro lado, favorecer a boa acidez dos vinhos. No Maipo Médio, próximo às comunas de Isla de Maipo e Talagante, é onde a maturação é generosa, apoiada por solos pedregosos, um paraíso para Cabernet Sauvignon e Carménère. E ainda, Maipo Costa, ao ladinho do mar, que é a área menos clássica, atualmente mais explorada pelas vinícolas da região. A qualidade dos vinhos tintos de Maipo Alto é uma das mais consistentes na viticultura chilena. E o Gran Reserva Merlot unifica toda essa qualidade expressa em sabor!

Vale do Maipo Santa Ema

Não à toa, a garrafa está presente em diferentes partes do mundo e sua qualidade foi inserida e reconhecida nos mercados mais importantes dos cinco continentes.

Sobre o Gran Reserva Merlot

Este vinho apresenta uma cor vermelho rubi profundo, seus aroma remetem a frutas vermelhas em compota, com notas de chocolate e baunilha, junto com café torrado. Na boca é um vinho sedoso e de grande estrutura, cujos taninos aparecem redondos e maduros. Muito fácil de beber, pode ser servido como vinho de entrada ou no jantar, agradando à muitos paladares.

Santa Ema Gran Reserva Merlot está entre nossos Best Seller, fazendo parte dos 10 rótulos mais vendidos no Empório Festval.

Vinificação

A colheita de 2017 foi uma das safras mais antigas da última década, com pelo menos três semanas de antecedência, devido a uma primavera seca e um verão com temperaturas muito quentes. Apesar do rendimento menor que o esperado, é de excelente qualidade, com uvas muito saudáveis, aromáticas e altamente concentradas. O vinhos desta safra é reconhecido por sua grande complexidade, redondeza, volume e textura.

As uvas foram moídas e fermentadas em tanques por 7 dias 30 ºC com tempo de maceração pós-fermentativa de 6 dias. Depois da fermentação malolática, o vinho foi mantido em barris de carvalho francês e americano durante 8 a 10 meses, para obter e entregar mais complexidade e estrutura.

Harmonização

Harmoniza perfeitamente ao acompanhar carnes vermelhas e brancas, massas, ensopados e queijos.

Indicação de pratos para harmonizar: peru assado ao molho de frutas vermelhas, noque ao molho branco, ensopado de agnoline para as noites frias ou ainda uma boa pizza de pepperoni.

Premiações

· 91 pontos – James Suckling 2018, colheita 2016
· 90 pontos – Descorchados 2018, colheita 2015
· 91 pontos – James Suckling 2017, colheita 2015
∙ 90 pontos – Wine Spectator 2016, colheita 2013
∙ 92 pontos – Florent Michel 2016, colheita 2013
∙ 90 pontos – La Cav 2015, colheita 2012

História

Em 1917, Pedro Pavone Voglino deixou sua terra natal (Piemonte, Itália) para empreender uma longa viagem ao Novo Mundo. Foi seu instinto pioneiro que o trouxe para o Chile e que o permitiu conhecer as bondades do Vale do Maipo. Encantado com a paisagem de Maipo e suas características particulares para a produção de vinhos, decidiu firmar raízes. Sempre elaborando vinhos na região do Maipo e buscando os melhores Terroir da região, desde a Cordilheira até o Oceano Pacífico.

Vale do Maipo

Santa Ema é pioneira no Vale do Maipo, com mais de 60 anos de experiência, apresenta a melhor expressão do território da cordilheira ao litoral. Seus vinhedos estão localizados nas margens do rio Maipo, onde seu terreno se manifesta com toda a sua expressão, em uma das zonas viticultoras mais clássica e antiga do Chile.

Vina Santa Ema

Sustentabilidade

Além disso, ainda se destaca por sua grande capacidade em diminuir os potenciais riscos ambientais e sociais. Estão constantemente a antecipar a incorporação de medidas reais e tornar as suas práticas mais sustentáveis ​​para proteger o ambiente natural.

Santa Ema é reconhecida mundialmente por ser uma vinícola comprometida com a sustentabilidade, garantindo os selos:

Selo Fair for Life certified sustainable wine of chile Senda

Para eles, mais do que uma forma de encarar o trabalho, ser autêntico é o modo de encarar a vida. Assim, cada árvore é uma contribuição, cada gota de água é valorizada e cada garrafa tem uma história para contar.

Vina Santa Ema

Comentários (2)

  • Conheci esse vinho numa viagem à Curitiba. Comprei duas garrafas no Empório Festval e as trouxe pra São Paulo. Fiquei impressionado com a complexidade do vinho. Já é minha segunda compra através do site do Empório Festval. Adquiri 12 garrafas desse Merlot e pretendo comprar mais. Indico sempre a amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *